SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG

AQUI VAMOS FALAR UM POUCO DO MUNDO DO COMÉRCIO: CLIENTES, VENDAS, FOCO E METAS A CUMPRIR.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

FALANDO DE VENDAS

"Nada acontece até alguém vender alguma coisa." (Red Motley)
Esta frase mostra a importância de um profissional de vendas no mercado atual com relação a movimentação da economia.
Os vendedores são líderes! São eles que realmente fazem as coisas acontecerem. Estar frente a frente com um cliente, conhecer sua história e suas necessidades, buscar soluções imediatas, chegar a uma negociação, bater metas...Tudo isto faz parte do dia a dia de um vendedor, que vive oscilando entre altos e baixos.
É necessário, antes de tudo, gostar de pessoas e ter uma excelente capacidade emocional, pois lidar com emoções não é nada fácil. Num mesmo dia, encontra-se diversos clientes com hábitos e posturas diferentes e é preciso estar preparado para enfrentar todo tipo de situação. Todo vendedor sabe que nenhum dia é igual ao outro, mas que todos os dias sempre pode melhorar um pouco mais.
Um cliente percebe quando o vendedor está inseguro de algo e por um detalhe acaba não comprando nada. Estar sempre seguro de suas ações e reações é fundamental, caso contrário, nem o conhecimento técnico de seus produtos irá salvá-lo numa situação onde o medo impera. Por isso dizem que em vendas a mente trabalha muito mais do que o corpo.
Estar focado em atitudes e pensamentos positivos faz toda a diferença! É mais do que confirmado: um vendedor desanimado e negativo, com certeza não irá fechar boas vendas. Agora aquele que está empolgado e com atitude positiva começa a fechar cada vez mais bons negócios. Alcançar e bater metas é a palavra de ordem.
Veja bem: vender é seduzir, encantar, manipular, conquistar! É maravilhoso participar de todo o processo de venda, quando um cliente está indeciso ou melhor, nem está disposto a comprar algo e, aos poucos, o vendedor começa a perceber as reais necessidades dele e vai mostrando suas soluções. O cliente será conquistado através da mente e atitudes positivas. Melhor ainda quando reconhece e valoriza seu trabalho.
Para quem é vendedor, para quem pretende ser um e para quem vai contratar vendedores, nunca esqueçam do principal: um vendedor está ali para gerar lucros, "fazer números" (muito bons, de preferência). Isso quem faz é quem tem iniciativa, boa conversa e empatia. Não basta apenas ser simpático e mostrar produtos; é preciso convencer que aquela é a melhor solução para o cliente e fazer com que ele leve esta idéia para casa (junto com os produtos, é claro!). Os melhores vendedores se destacam logo no primeiro momento, pois a primeira coisa que eles vendem é a própria imagem.
Pense nisso!
Bom, por enquanto nossa conversa será superficial e vai ficar por aqui, mas teremos outras oportunidades de falar sobre isto, afinal para falar de VENDAS é necessário um livro inteiro!
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário