SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG

AQUI VAMOS FALAR UM POUCO DO MUNDO DO COMÉRCIO: CLIENTES, VENDAS, FOCO E METAS A CUMPRIR.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MOTIVAÇÃO

Hoje resolvi falar sobre motivação no trabalho. Sabemos que uma equipe de trabalho motivada produz muito mais do que uma desmotivada ou sob alta pressão. Algumas empresas acreditam que a motivação está relacionada diretamente com aumento de salário ou bonificação, mas não é somente isso que os funcionários querem. Um funcionário motivado espera mais do que incentivo material.
Ao iniciar uma relação profissional entre empresário e funcionário, as duas partes tem seus devidos direitos e deveres. Assim como uma empresa deve fornecer todas as condições necessárias para que um bom trabalho seja realizado, o funcionário também tem a obrigação de cumprir suas tarefas com eficiência e responsabilidade. Mas também há outros fatores a serem considerados para que as duas partes saiam ganhando.
Comprometimento com a empresa, concentração, resultados em suas atividades e excelente contribuição para atender às necessidades dos clientes é o que todo empresário espera de seu funcionário.
Mas o bom funcionário também espera valorização de seu serviço por parte da empresa, superiores e clientes, que suas opiniões sejam levadas em consideração (ainda que não sejam executadas), que seja tratado com respeito e profissionalismo, que a empresa mantenha um equilíbrio razoável entre família, pressão e trabalho, que tenha oportunidades de crescimento na organização.
Todos estes fatores contribuem para motivação da equipe de trabalho, além de outras. Mas também devemos levar em conta que motivação vem de dentro do indivíduo. Não adianta nada um líder se esforçar para manter o entusiasmo na sua equipe se o funcionário não está interessado no que faz, principalmente se não assume a responsabilidade pela própria motivação.
Se houver alguém desmotivado é necessário identificá-la e saber o motivo desta situação, para que se possa ter uma idéia a respeito de seu desempenho futuro na empresa.
Geralmente, as causas mais relacionadas à falta de motivação são condições salariais, expectativas profissionais e estilo de direção. Em outras palavras, uma boa interação entre o líder e sua equipe é de extrema importância, pois faz com que se sintam mais motivados, riam e interajam mais e contribuam para melhores resultados.
Nada melhor, nestes casos, que uma boa conversa onde possam compartilhar informações, sejam pessoais ou não. Dessa forma, o funcionário e líder expõem suas razões e, juntos, apontam soluções.
É muito mais gratificante trabalhar com prazer, do que simplesmente trabalhar pela remuneração. Logicamente que seria muito melhor aliar os dois itens, mas com certeza aquelas pessoas que estão felizes onde estão trabalhando rendem muito mais. Como disse anteriormente, a motivação maior é aquela que está dentro de si, aquela força de vontade de vencer e não se abalar diante de qualquer obstáculo.
E essa é uma qualidade exclusiva dos fortes!
Aguardo opiniões.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário