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AQUI VAMOS FALAR UM POUCO DO MUNDO DO COMÉRCIO: CLIENTES, VENDAS, FOCO E METAS A CUMPRIR.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

POR QUE VOCÊ COMPRA ONDE COMPRA?

Responda esta pergunta: "Por que você compra onde compra?" Com certeza, a resposta não vai ser PREÇO. Qualquer um pode baixar os preços de seus produtos e tomar o lugar do outro.
Creio que a razão pela qual as pessoas compram onde compram é CONFIANÇA. Mas, afinal, o que é confiança mesmo? É uma ligação construída entre duas ou mais pessoas na base da coerência, competência e sinceridade; é o resultado que temos do conhecimento sobre algo ou alguém. Necessitamos da confiança quando não podemos ver o que esta acontecendo, assim, acreditamos naquele em que podemos nos apoiar sem medo que desabe, pois é forte e verdadeiro.
É a confiança que as pessoas tem no negócio, nos produtos, no bom serviço de atendimento. É por isso que elas "compram onde compram".
As pessoas, hoje em dia, querem comprar onde sabem que serão bem atendidas (e que foram bem atendidas em outro momento). Gostam de comprar onde a qualidade do produto se mantém, onde o que é prometido é cumprido e entregue, onde lhe explicam melhor o produto que estão comprando, ao invés de informar somente o preço.
As pessoas gostam de comprar onde são orientadas de alguma maneira. Não basta apenas vender, vender, vender... Ninguém gosta de se sentir "empurrado" para comprar numa loja. O cliente também precisa pensar sobre o que está adquirindo. Se a pessoa que está atendendo também agir como 'consultor' e não somente 'vendedor' está ganhando muito mais do que uma comissão. Está ganhando a confiança da pessoa mais importante para a empresa: o cliente!
Mais uma vez ressalto a relevância do bom atendimento. Lucros são essenciais para o bom andamento do negócio, mas a fidelização de clientes no dia a dia é um tesouro a longo prazo. Eles acabam se tornando defensores do seu negócio.
Se alguém já está no mercado há um bom tempo não é só porque tem produtos de boa qualidade, não é porque fizeram mais propaganda, não é porque vendeu grandes quantidades. Claro que tudo isso é importante, mas não basta. O fato é um só: um cliente satisfeito conta a outro, que conta a outro e outro... e assim por diante.
Os clientes não querem mais ser qualquer um, eles querem ser alguém. Querem reconhecimento, querem que demonstremos interesse por eles e lhes agradeçamos. Querem que apreciem o fato de que estão gastando o dinheiro deles (seja pouco ou muito) com o seu negócio. E o retorno vem na forma de confiança... e todos nós sabemos que esta é a base de um ótimo relacionamento!

Observação: este post é um texto baseado no livro "Conquistando a Fidelidade" de Murray Raphel e Neil Raphel. Gosto muito de ler, citar e comentar sobre os livros que gosto, uma forma de dividir informações com todos vocês. Um abraço a todos.

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